27 de jul. de 2009

O processo educativo em um mundo web 2.0: de um mundo de seqüências para um mundo de nexos

Não é novidade para nenhum educador que o atual sistema educacional é inadequado para dar conta do ritmo produtivo contemporâneo. O sistema educacional ainda é um sistema baseando em seqüências enquanto o conhecimento em rede é um conhecimento de nexos. Daí a importância da teoria de sistemas para o desenvolvimento de novos métodos educacionais. Enquanto trabalhamos o conteúdo escolar na forma de “encaixes sequenciais” (outros gostam mais da expressam “forma linear”) a internet (principal ponto de obtenção de informações e conhecimento atual) trabalha de forma “não linear” onde os nexos são mais importantes do que as seqüências.

Você pode indicar um vídeo no youtube para dez alunos e deixar eles soltos para ver uma seqüência de outros vídeos relacionados o caminho de cada um será diferente do outro. A internet é baseado em rizomas de auto-aprendizagem. O aluno vai pelo caminho que mais lhe interessa e o seu interesse é baseado na sua capacidade de relacionar uma informação com a a outra com vistas em um objetivo que lhe é próprio. Não há como navegar (produtivamente) na internet sem ter um alvo (um ponto de interesse).
Neste fabuloso vídeo dos colegas portugueses temos uma visão do que é esse novo mundo baseado em nexos. Temos uma visão de como a técnica esta revolucionando o aprendizado e abrindo um conjunto de possibilidades tão grande que só não vai virar um caos se tivermos um método de trabalho claro (a internet web 2.0 em si já é um método). Como educadores precisamos trabalhar mais a questão do método relegando o conteúdo para um segundo plano! Um doutorado ainda hoje é mais uma forma de trabalhar conteúdos do que uma forma de desenvolver métodos! Daí ele não ter a menor validade prática (validade para agir com eficácia) na internet! Assista o vídeo!


Universo sem fronteiras from expandededucation on Vimeo.

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