
Para agir no território de maneira eficaz é preciso agir através de uma rede com o intuito de criar um conjunto de fluxos contínuos. A esmagadora maioria das Universidades age de forma vertical (sistemas de informação impessoais, propaganda de massa, marketing mix ), no entanto algumas tem buscado agir e se instalar no território de forma horizontal (sistemas de redes sociais, redes comunitárias) e tem conseguido relativo sucesso em termos de retorno do investimento aplicado.
Segundo Cassino (2008), em entrevista a Revista Ensino Superior, a prática

A Faculdade Pitágoras está praticando o melhor receituário dos manuais de marketing:A Faculdade Pitágoras criou fluxos de alunos para seu campus através de redes sociais promovidas pelos seus próprios alunos. Os investimentos em ações horiconsegue abordar os clientes potenciais individualmente e a propaganda é feita pelos seus próprios alunos. Os cálculos do diretor de Marketing, Rodrigo Lapertosa, demonstram a eficácia da estratégia: ´pelo menos 80 % dos visitantes tentam o vestibular no Pitágoras e metade dos atuais alunos escolheram nossa escola depois de nos conhecer por dentro´. Tradicional anunciante dos veículos de massa, a Faculdade Pitágoras investe percentuais cada vez maiores da verba de marketing nesse contato direto, com uma tendência de redução na mídia convencional. Todos são contratados e remunerados como estagiários, têm metas e recebem bônus nas mensalidades sobre o desempenho, ou seja, sobre o número de alunos matriculados. Muito mais do que simplesmente disponibilizar as escolas para visitas e apenas sugerir confiança na qualidade dos cursos, nós trabalhamos para que o aluno de fato venha, para que ele tenha certeza dessa qualidade ´,

Segundo Castells (2008), a internet hoje figura como base central de expansão de qualquer tipo de rede (e de fluxos) na sociedade contemporânea: “a influência das redes baseadas na Internet vai além do número de seus usuários: diz respeito a qualidade de uso” (Castells, 2008, p.8). Muitas universidades estão inovando usando a conjugação destes fatores para captar mais alunos para os seus respectivos campus.
A compre

As tecnologias de informação são as bases técnicas da criação das redes globais, no entanto elas somente se tornam eficazes quando instaladas na região através das horizontalidades: “as redes são técnicas, mas também são sociais. Elas são materiais, mas também são viventes” (Santos, 1995, p.221). A estratégia do Centro Educacional Vila Velha de promover ações locais (patrocínio) e promover uma rede técnica de acesso a universidade quintuplicou o número de alunos de sua rede. Este é o efeito da combinação entre sistemas técnicos informacionais como a internet e redes sociais baseadas em relações horizontais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br