TGA 002 – A administração trata do
planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas
as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização.
A administração contemporânea então
é responsável pela transformação de instituições em organizações. Na medida em
que a sociedade demandava mais ações específicas para cada área a administração
foi desenvolvendo grupos de pessoas cada vez menores e mais especializados para
atender essas novas demandas. Então na década de 20 por exemplo o Governo do
Estado de São Paulo, e seus respectivos representantes os funcionários públicos
cuidavam da cidade de São Paulo.
No entanto, a cidade foi
crescendo e o número de carros também o que exigiu (para que a cidade se
mantivesse organizada e bem administrada. Bom ao menos foi essa a intenção) que
se criasse uma organização especializada dentro da própria instituição (a CET é
organização especializada em trânsito, mas esta dentro da Instituição Governo
do Estado de São Paulo). Então em 1976 nasce a Companhia de Engenharia de
Tráfego criada pelo então prefeito Olávo Setúbal (isso mesmo da família Setúbal
dona do Itaú). A missão era clara: organizar o transito paulista. Se e a CET
cumpriu os objetivos pelo qual foi criada?? Deixo para vocês responderem...
O fato é que a administração contemporânea
tem essa missão e responsabilidade de identificar demandas e criar organizações
especializadas que visem atender as crescentes demandas da sociedade. O seu sucesso
está em não só identificar, mas também conseguir organizar um grupo de pessoas
com habilidades adequadas para dar conta da demanda identificada. A
lucratividade da organização esta justamente na sua capacidade de atender essas
demandas de forma satisfatória...
Visite meu site: www.ubiratangeo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br