Questões Teoria Geral da Administração
– Antecedentes Históricos da Administração – preparando as condições para
moderna empresa.
Questões
1) Por que razões algumas
empresas são admiradas enquanto outras são odiadas?
Uma organização tem como representação
social um nome o que lhe confere uma identidade. Não por acaso os termos “pessoa
física” e “pessoa jurídica” são usados. Uma empresa, tal como uma pessoa, que
realiza suas atividades dentro das Normas e das Leis (sejam elas trabalhistas,
ambientais, sociais e processuais (relativos a produção)) tende a ter o
respeito de todas as pessoas que fazem parte do seu circulo de relações. No
entanto as entidades jurídicas que não cumprem as normas legais e sociais, da
mesma forma que as pessoas, tendem a ser odiadas. Empresas que são consideradas
do “mal” geralmente são aquelas que não procedem de maneira correta junto a
sociedade
2) Por que as empresas mais
admiradas constituem um excelente lugar para se trabalhar?
Justamente pelo fato de serem
admiradas significada que elas cumprem (ou vão além) das suas obrigações mínimas
com a sociedade e se o fazem exteriormente (através da venda de produtos ou serviços
a sociedade) obviamente também deve ser assim seu procedimento com seus
colaboradores internos. Empresas do “bem” geralmente tem excelentes processos
de produção e relacionamentos internos (gestão de pessoas) e são tão admiradas
pelo seus consumidores quanto pelos seus colaboradores.
3) As empresas mais admiradas são
necessariamente as maiores empresas? Explique;
Não necessariamente!! Uma empresa
pode ser admirada pelos seus colaboradores e consumidores e não ter fisicamente
um tamanho considerável, mas é fato que todas as empresas admiradas tem um bom
faturamento liquido e conseguem pagar salários acima do valor de mercado para
seus colaboradores. Também conseguem vender seus produtos com uma boa margem de
lucro.
4) Se você fosse um dirigente o
que você faria para aumentar o grau de admiração de sua empresa?
Investiria pesadamente em
programas que visam o crescimento sustentável tanto em relação aos processos produtivos
internos e externos como também em relação aos meus colaboradores. A convergência
destes dois investimentos (colaboradores internos e consumidores externos)
geram ganhos significativos a médio e a longo prazo o que farão com que a
empresa ganhe cada vez mais a admiração destes dois públicos que são
fundamentais para o estabelecimento de um bom nome no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br