8 de mar. de 2010

Dicas de Livros Gestão de Pessoas na Escola: de gestor escolar para gestor de pessoas




Bom Dia Pessoal! A Simone me pediu algumas dicas de bibliografias para fazer um trabalho sobre Gestão de Pessoas na Escola então já vou fazer um geralzão para todos! Olha o processo de passar de um gestor escolar para um gestor de pessoas é uma tendência mundial devido as novas demandas dos alunos (que serão futuros profissionais). Essa demanda advém não somente do fato das empresas serem mais diversificadas e os cargos (e projetos) serem mais interdiciplinares e envolverem muito de relações interpessoais, mas advém do fato também da estrutura familiar não estar atendendo os padrões básicos de socialização...

Você imagina que hoje um jovem de classe média que tem pai e mãe trabalhando (acelerados no sistema produtivo) convive muito pouco com adultos que estão inseridos no sistema produtivo. Estes jovens convivem muito mais com jovens da própria idade (sem o peso do valores familiares) sem ter a mínima idéia do que é um ambiente de alta performance. Ao adentrar na faculdade a enfase é pesada nos aspectos técnicos e pouca atenção se dá aos aspectos interpessoais e interdisciplinares. Daí a importância da escola se adiantar (ou atender uma demanda latente) e começar a trabalhar isso desde cedo em suas dependências.

Um autor que trabalha bem essa questão é Andy Hargreaves! Ele tem um livro chamado “Liderança Sustentável” que é um livro fundamental para quem quer passar de um processo de gestão escolar (puramente material e sistemático) para um processo de gestão de pessoas (altamente pessoal e sistêmico). Muito bom! Ele vem mostrando como o professor pode (e deve) criar lideranças dentro da sala de aula para sustentar um processo de mudança sustentável. O Livro do Peter Senge "Escolas que aprendem" tem a linguagem um pouco mais complexa e se atém muito a estrutura organizacional (mais a estrutura do que as pessoas), mas trás dicas muito importantes para estruturar o processo de aprendizagem. São duas excelentes dicas!

Um comentário:

  1. Mais uma dica:


    A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

    Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

    Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

    Good Class!!!!!

    ResponderExcluir

Acesse meu site e tenha acesso a todo contéudo completo exposto aqui no site: www.geografiaonline.com.br