28 de abr. de 2009

Marketing de Rede na Nova Era Digital: o caso Dell de inovação, conteúdo e interação

No início era o produto, depois ao produto foi agregado a informação (manual do usuário) e na nova era digital ao produto esta sendo agregado a interação Não, não errei. Você achou que eu ia dizer mais informação. Não o consumidor hoje quer interação. Ele quer saber sobre o produto, como usar o produto e como outras pessoas estão usando aquele produto.

Quando fui adquirir um computador estava indeciso entre HP ou Dell. Para onde eu fui? No site da Dell? Fui sim, mas foi o último lugar. Antes, fui passear no fórum do hardware, no orkut, no twitter, nos blogs e em outros fóruns e comunidades da rede. Eu li o que os usuários estão falando e reclamando da marca. Eu ouvi a opinião dos consumidores de diversos lugares, de diversas classes sociais e que tinham um computador para diversos fins. Eu vi desde itens referentes a qualidade na venda, na entrega e no pós-venda. Eu recebi indicação dos melhores vendedores e tudo.

Quando decidi pela compra não decidi pelo computador ou site mais bonito, mas decidi com base na qualidade que as pessoas (pessoas que estavam ou não satisfeitas com aquisição) afirmaram que o produto tinha e deixaram lá para eu ler. Eu optei pela Dell (em detrimento a HP) não porque aquela se expôs mais ou menos para mim (gastou em verba de propaganda), mas sim porque vi que realmente as pessoas estavam mais contentes com o seu computador Dell tanto na venda quanto no pós-venda.

Vi (e li muitos depoimentos) de pessoas que estavam adquirindo o terceiro computador da marca. Isso é inovação em vendas (qualidade em rede), isso é conteúdo relevante (produzido por internautas) e interação (eu conversei com usuários da dell). E sabe que fiquei tão agradecido com estes depoimentos e com essa ajuda na minha decisão de compra que estou na comunidade Dell no Orkut e estou postando sobre a boa aquisição que fiz! Essa é a nova Era Digital de consumo. Todos colaboramos para que a Dell tenha um bom produto e seja reconhecida como tal, mas se ela pisar na bola nos vamos detonar a marca na rede! A HP esta meio detonada por conta de consumidores que tiveram superaquecimento com a máquina e não tiveram ressarcimento do produto! Ai queimou! Mas, veja o vídeo!





2 comentários:

  1. Coloca ao menos o crédito para o blog de onde veio a foto... mesmo que seja fazendo um hotlink....

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  2. Me perdoa Joares! Blog é meio corrido que a gente nem lembra destes detalhes importantes. Então a foto é do blog http://www.directlabs.com.br/ que trabalha com marketing de rede na web 2.0! Pessoal muito bom! Tenho um amigo que trabalha ai na agência!

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