6 de ago. de 2008

Porque Gestão de Pessoas: o mercado exige inovação organizacional

Continuando aquela matéria da Revista Exame de 2005 sobre gestão de pessoas. Uma matéria para lá de ótima! Excelente! Seguindo a matéria o autor vai responder o porque da corrida súbita (digo entre aspas) das empresas para estabelecer processos de inovação de gestão organizacional. A resposta é simples:

“O fator acelerado dos lançamentos. Ainda ontem um modelo de automóvel demorava quatro anos para vir a luz. Hoje, leva metade deste tempo. Devido a essas constatações, duas questões se tornam primordiais atualmente no mundo dos negócios. Questão número 1: como transformar uma empresa, como todos os seus mecanismos de planejamento e controle, num ambiente realmente inovador? Questão número 2: como garantir que as inovações geradas façam sucesso no mercado e tragam resultados financeiros” (Revista Exame, 2005/11/23).

A velocidade de lançamentos caiu pela metade! Isso significa que no mínimo o avanço nos processos de Gestão de Pessoas deveriam ter avançado duas vezes mais para se manter o “empate técnico”. Todos que lidam com organizações (eu agora estou entrando neste mundo na prática) sabem que as empresas avançaram, mas ainda falta gerar um processo interno. No início desta mobilização para melhorar o processo de qualificação do pessoal interno as empresas recorreram a cursos universitários, MBA, Ensino a Distância (EAD), Avaliação de Performance, Educação Corporativa e cursos de Gestão de RH.

Claro que estas iniciativas foram válidas e ainda são! Mas, elas ainda são ações impessoais (ou im – empresariais). Ou seja, mesmo que você manda um jovem super talentoso para fazer um MBA em Gestão de Pessoas (Educação Corporativa) ele vai aprender um padrão (ou um case) sobre o tema. O grande desafio é ele desenvolver um olhar de mercado para sua organização empresarial. E ai entra o grande desafio das organizações hoje como bem afirma a reportagem:

“Nenhum executivo questiona o valor da inovação afirma Victor Fernandes, diretor da empresa Monitor. O que a maioria das empresas não tem é uma estratégia clara de como usar a inovação como motor de crescimento”

Por que não conseguem desenvolver essa estratégia? Simples, porque terceirizam todo o processo de aprendizagem através do envio de seus colaboradores (ou funcionários) para cursos de MBA ou Gestão Organizacional fora do ambiente da empresa. Sem um processo de aprendizagem interno não tem como desenvolver uma estratégia consistente.

Acha que não é possível? Então você tem que ler o livro do “Jack Definitivo: segredos do executivo do século”. Sim Jack Welch é o famoso Jack Nêutron. É aquele executivo da General Eletric (GE) que quadruplicou o faturamento da empresa e a transformou em um símbolo de inovação. Dê uma olhada no livro:

http://www.planetanews.com/produto/L/19537/jack-definitivo--segredos-do-executivo-do-seculo-jack-welch.html

Se alguém tiver o livro em casa favor entrar em contato para gente estudar alguns pontos o do workout. Não sabe o que é workout então dê uma avançada no seu inglês intermediário:

http://www.developingpeople-business.com/workout.html

Só tenho referencias em inglês! Tem um pdf interessante também!

http://www.gubing.com/wbl/books/GE%20Workout.pdf

Esse eu acho que vou traduzir!

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